top of page
Foto do escritorRenata Robazza

Evento de Lançamento do Projeto São Simão - Cidade Sustentável - 200 anos

Atualizado: 13 de mai. de 2024


Na última terça-feira, dia 07 de maio, São Simão celebrou o lançamento do Projeto São Simão - Cidade Sustentável, em comemoração aos 200 anos da cidade. O evento reuniu autoridades, especialistas e membros da comunidade para discutir e apresentar as iniciativas que já estão em andamento em prol da sustentabilidade local.

 

A cidade de São Simão alcançou uma nota impressionante de 8,0414 no Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), classificando-se como uma Gestão Eficiente. Mas o que isso significa? O IGR avalia a eficácia das práticas de gestão de resíduos, incluindo coleta, tratamento e destinação final. A alta pontuação de São Simão reflete o compromisso da cidade em lidar de forma responsável com seus resíduos, minimizando impactos ambientais.

 

Durante o evento, uma fala unânime entre os convidados foi o reconhecimento da gestão de Marcos Bonagamba e Claudemir Dolmen. Eles acreditaram, apostaram e incentivaram todas as ações voltadas à sustentabilidade, tornando São Simão um exemplo a ser seguido.

A partir destas discussões, agora partiremos para uma nova etapa de agregar e discutir novos projetos, diz Eduardo Pretel Lopes, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. O prefeito Municipal Marcos Bonagamba ressaltou ainda que, com a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) e sendo acompanhada pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia – órgão do Estado de São Paulo), novos investimentos na cidade serão possíveis.

 

Com a presença dos vereadores Rita Bonagamba e Julio Alberto de Oliveira, as palestras giraram em torno das pautas que ambos sempre trazem e que acompanham de perto. Tivemos também a presença de Maico Porto, Presidente do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e também Diretor do Horto Florestal de São Simão, e muitos munícipes interessados no tema.


 

As principais iniciativas em andamento incluem:

 

Projeto Município Verde e Azul:

Carolina Zeballos, Engenheira Ambiental e Sanitarista, apresentou várias iniciativas na educação ambiental e também em iniciativas de logística reversa. Em parceria com o Horto Florestal e a Secretaria da Educação, destacou a instalação de pontos de coleta de pilhas e baterias, com grande participação da comunidade, contribuindo para os bons índices no IGR.

 


Infraestrutura Hídrica sem custo para a população:

Marcos Gonçalves de Oliveira, Gestor Ambiental e Diretor do Departamento de Meio Ambiente de São Simão, detalhou as conquistas e investimentos da cidade em infraestrutura hídrica através da FEHIDRO. "Obras que não aparecem" - começou Sapulha, como é mais conhecido. E listou dezenas de obras já realizadas sem custo algum para os munícipes em que a prioridade foi a modernização de toda a rede de distribuição de água, através de setorização de distribuição, novas caixas d'água, novas bombas, poços artesianos revitalizados e modernizados.

 

 

Educação Ambiental:

O Educador Ambiental, Adriano Antonio (conhecido como Didi), apresentou os grandes feitos na área de educação ambiental. Além dos ganhos já conhecidos como a diminuição de descarte no aterro sanitário, Didi ressaltou o fato de que, através do projeto 'Revolução dos Baldinhos" está também educando por exemplo, para boas práticas na alimentação. É através da conversa em torno dos resíduos orgânicos trazidos pelas crianças que ele colabora alertando para faltas e excessos: "Não tem casa de fruta ai hein, você não comeu fruta essa semana?" Ou então: “Tem muito arroz nesse ‘lixo’, não está tendo desperdício não?” E assim, com atividades práticas e, por que não, lúdicas, Adriano vai trabalhando a conscientização ecológica e também a melhor qualidade de vida para a população.

 


Certificação Orgânica:

E para fechar a noite com chave de ouro, tivemos Flaviane Araújo, Engenheira Agrônoma e Consultora do SEBRAE, que encerrou a noite falando sobre a Certificação Orgânica dos produtores agrícolas no Assentamento Mário Covas. Uma iniciativa que partiu dos próprios produtores, preocupados com a qualidade dos produtos que iriam oferecer às crianças, visto a parceria estabelecida com a Prefeitura Municipal que se comprometeu a absorver a produção dos mesmos. Com essa garantia de produção já ‘vendida’, os produtores trataram de se preparar para isso. O projeto se iniciou com 3 produtoras rurais e agora já estão em um grupo de 60, com 3 associações tendo aderido ao projeto para a conquista da difícil certificação. E o melhor: a merenda da escola é toda feita com estes produtos, trazendo mais qualidade e mais saúde para nossas crianças.

 

 

O evento foi um marco para São Simão, reforçando o compromisso da cidade com a sustentabilidade e o bem-estar de seus cidadãos.


Parabéns a todos os envolvidos!




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page