top of page

Dicas para as melhores fotos de pratos de comida

Foto do escritor: Renata RobazzaRenata Robazza

Bolo da Loja A Quituteira

Já ouviu a expressão 'comer com os olhos'?


Pois então, uma boa foto é imprescindível para que seu prato seja bem vindo logo à primeira vista.



E não é necessário ser um profissional de fotografia para que você consiga este 'feito'. Basta seguir algumas dicas básicas!


Dica 1. Prepare e finalize o seu prato com bastante capricho cuidando dos detalhes do começo ao fim:


a. observe se a forma utilizada é a melhor disponível, sem que deixe imperfeições na superfície do alimento.


b. se tiver algum produto que fique aparente, posicione-os delicadamente e seguindo uma certa simetria, deixando espaços entre eles,


c. Use produtos frescos e também que criem contrastes de cores: verde e vermelho, por exemplo, trazem um grande impacto visual.



Dica 2. Com o prato pronto, disponha-o em um lugar com boa luz natural, pode ser perto de uma janela em horário em que o sol esteja em um bom ângulo, mas não incidindo direto pois cria sombras.


Dica 3. Não use elementos que concorram com o prato: por exemplo toalhas trabalhadas, listradas, quadriculadas e com detalhes marcantes. O ideal é que sejam criados fundos neutros, em tons claros e discretos.


Dica 4. Mas em contrapartida, use alguns poucos elementos que tragam o contraste desejado para destacar o prato principal e também agregar valor mostrando ingredientes frescos e selecionados. Por exemplo, pode-se colocar ao lado tomates, ramos de manjericão, pimentas inteiras. Se o prato for doce, pode-se usar flores para embelezar o entorno.


Dica 5. Traga um ou outro elemento que componha a 'imagem' do seu estabelecimento. Pode ser um talher vintage, ou um quadro mais moderno ao fundo. Dê uma antecipação do que o cliente encontrará na sua empresa.


Dica 6. Você pode aproveitar e comunicar o nome de sua empresa de forma discreta e com bom gosto. Se tiver um cartão, posicione-o de forma a aparecer como um detalhe na foto. Se não tiver, vale um cartão manuscrito mesmo, desde que seja legível.


Dica 7. Tenha sempre em mente que o Instagram usa o formato quadrado (1x1) mesmo para reels na sua pré-visualização de reels no feed. Então, mesmo que você esteja fazendo uma imagem na proporção 9x16 (reels) posicione o produto na área nobre, que é a área central da foto.


Dica 8 . Siga o bom senso. Não exagere, o menos é mais.




E, caso ainda tenha insegurança quanto à melhor foto, em nossa cidade temos ótimos fotógrafos que podem lhe ajudar com fotos profissionais a um custo mais acessível pois não precisam incluir grandes gastos com deslocamento para lhe atender.




 



Sobre a autora:

Renata Robazza é CEO da MOHAP Marketing Digital especializada no segmento de Hotelaria, Bares e Restaurantes.




 

Comments


bottom of page